ACECOA Centenária 2022
1922 – 2022 – 100 Anos de existência ao serviço do comércio e da população em geral.
Se ainda não é Sócio desta renomada Associação Comercial e Empresarial, esperamos por si e contamos consigo para juntos contruirmos um futuro promissor:
Rua Parque Anjos, nº 6/B – 1495-100 Algés214112260 / 962296260Email: geral@acecoa.pt
Um pequeno resumo da nossa Historia:
Por Alvará de dezoito de janeiro de 1922 foram aprovados, pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, os Estatutos da Associação Comercial e Industrial de Oeiras como Associação de classe. É com enorme honra que relembramos o 1º Presidente da Direção, o Exmo. Senhor Manuel Pinhanços, que a treze de junho de 1937, foi homenageado pelos comerciantes de então. Posteriormente, a quatro de março de 1941, em virtude da instituição, do “Estado Corporativo” foram reformulados os Estatutos da Associação, passando a designar-se “Grémio do Comércio dos Concelhos de Oeiras, Cascais e Sintra, passando a abranger também os concelhos de Cascais e Sintra.
Verificando-se que a área de atuação deste Grémio excedia em muito a sua capacidade de intervenção, por “Alvará de Reforma de Estatutos” de 5 de agosto de 1944, passou para a antiga jurisdição do antigo Concelho de Oeiras, com o nome de “Grémio do Comércio do Concelho de Oeiras”. Com o fim do “Estado Corporativo” findaram os Grémios, que na sua maioria se transformaram em Associações comerciais, sendo o caso desta Associação que adotou a denominação de “Associação Comercial do Concelho de Oeiras”. Mais tarde, com a separação do concelho de Oeiras em dois distintos, o concelho de Oeiras e o da Amadora, mais uma vez foi alterada a sua denominação para “Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora” que, ainda hoje perdura.
Finalmente em vinte e dois de outubro de 1996 recebeu esta Associação Comercial o estatuto de Utilidade Pública como pessoa coletiva. Conforme regem os seus estatutos trata-se de uma pessoa coletiva para vigorar por tempo indeterminado e sem fins lucrativos.
Tem por objetivo a defesa e representação do comércio e empresários associados, promovendo um espírito de solidariedade e apoio recíprocos com vista ao desenvolvimento harmónico da atividade comercial, economia nacional, defender e representar os interesses dos empresários associados e comércio em geral, junto das entidades oficiais.