O Município de Oeiras assinou a Declaração de Paris a 10 de outubro de 2018 e assumiu os compromissos visados na Declaração de Paris, juntando-se à iniciativa internacional “Fast Track Cities – Cidades na via rápida para acabar com a epidemia VIH”.
O projeto ‘Fast Track Cities’ tem como objetivo a promoção e concretização de ações a serem implementadas no município para desenvolver respostas à infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e atingir, até 2030, as metas “95-95-95”: que correspondem a 95% das pessoas que vivem com VIH, terem conhecimento do seu diagnóstico, que dessas pessoas diagnosticadas 95% estejam em tratamento anti retrovírico e por último, que das pessoas em tratamento, 95% apresentem carga viral suprimida. Por fim, eliminar o estigma e a discriminação relacionado com o HIV.
Neste âmbito, o Município de Oeiras, em cooperação com a Associação Nacional de Farmácias, assegura, de forma gratuita, a partir do dia 8 de janeiro, a realização de testes de rastreio à população de forma a promover a deteção precoce dos casos de VIH e Hepatites Virais (VHC- hepatite C e VHB- hepatite B).
Partilhamos as condições de participação:
• Poderão ter acesso aos rastreios os munícipes com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos (verificação através do Cartão de Cidadão e consultando o site do Recenseamento Eleitoral).
• Cada munícipe poderá efetuar 3 rastreios, com um intervalo igual ou superior a 6 meses, sendo que cabe ao munícipe, em cada rastreio, decidir o número de testes a realizar, isto é, realizar a globalidade dos testes ou apenas testar uma ou duas das infeções.
• Compete aos profissionais das farmácias aderentes, comunicar os resultados reativos dos testes através do SNS24 de acordo com a vontade do utente para a realização de teste confirmatório.